quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Stanley Kubrick.

Preocupado com suas notas ruins no colégio, o pai de Santley Kubrick mandou-o à Califórnia para passar uma temporada com seu tio. De volta a Nova York, como o quadro acadêmico não tivesse mudado, seu pai iniciou-o no estudo do xadrez, que se tornou uma paixão para o jovem Kubrick.

Aos 17 anos, Stanley Kubrick começou a trabalhar como fotógrafo para a revista "Look", viajando por toda a América nesta função. Acompanhou também nesta época, como ouvinte, diversos cursos na Universidade de Columbia.

Em 1951 lançou seu primeiro documentário, "O Dia da Luta". Dois anos depois, Kubrick rodou seu primeiro longa-metragem, "Fogo e Desejo". Em seguida realizou "A Morte Passou por Perto" e "O Grande Golpe". Contudo, só despontou como grande cineasta com o filme "Glória Feita de Sangue", lançado em 1957, em que tratou da insanidade da Primeira Guerra Mundial.

Depois de realizar "Spartacus", em 1960, com o ator Kirk Douglas, Stanley Kubrick deixou Hollywood para radicar-se na Inglaterra. Seu primeiro filme europeu foi "Lolita". Em seguida, o diretor realizou uma sátira à Guerra Fria com o filme "Doutor Fantástico" e lançou "2001 - Uma Odisséia no Espaço", considerado um marco no cinema moderno. Curiosamente, o filme deu a Kubrick apenas o Oscar de melhores efeitos especiais.

Lançou a seguir "Laranja Mecânica", uma violenta fantasia sobre a sociedade inglesa do futuro. Realizou "Barry Lyndon", um drama passado no século 18, e em seguida um filme que se tornaria um clássico do terror, "O Iluminado", com o ator Jack Nicholson.

A obra de Kubrick obteve grande reconhecimento do público e da crítica. O cineasta ganhou diversos prêmios e inúmeras indicações ao Oscar, como produtor, diretor e roteirista. Em 1997 ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza por sua contribuição ao cinema.

Seu último filme foi "De Olhos bem Fechados", com a atriz Nicole Kidman e o ator Tom Cruise. Kubrick morreu enquanto dormia, de ataque cardíaco, aos 70 anos.

Filmografia:
1. Fear and desire (1953)
2. A morte passou por perto (1955)
3. O grande golpe (1956)
4. Glória feita de sangue (1957)
5. Spartacus (1960)
6. Lolita (1962)
7.
Doutor Fantástico (1964)
8. 2001- Uma Odisséia no Espaço (1968)
9. Laranja mecânica (1971)
10. Barry Lyndon (1975)
11. O iluminado (1980)
12. Nascido para matar (1987)
13. Eyes wide shut (1999). 

The Shining:
Jack Torrence (Jack Nicholson) consegue um emprego de vigia em um hotel no Colorado durante a temporada de inverno, e leva a sua família para lhe fazer companhia. Devido à baixa temporada e ao isolamento, Jack começa a ter visões e coisas estranhas passam a acontecer naquele lugar assombrado. Considerado por muitos o mais fraco dos filmes de Kubrick.  Trailer aqui.

Eyes Wide Shut:

Alice, curadora de arte, é casada com o doutor Bill Harford. Juntos formam um casal perfeito. Porém, depois de participarem de uma festa, Alice confessa ter tido atração e fantasias com outro homem, que também estava na festa. Os dois começam a discutir e Bill passa a se perguntar o porquê disto estar acontecendo com ele, então ele vai procurar seu amigo Nick Nightingale, que irá lhe mostrar um mundo diferente do que ele conhecia.  Trailer aqui.

A Clockwork Orange:

Alex faz parte de um grupo de adolescentes praticantes da ultraviolência. No início do filme é mostrada toda sua bestialidade, ao invadirem um lar e barbarizarem Frank Alexander e sua mulher.

Quando Alex é preso, as autoridades lhe oferecem uma opção para escapar de longa sentença: submeter-se a um tratamento que lhe fará sentir insuportável aversão diante de qualquer cena ou ato violento. Por engano, a terapia acaba incutindo-lhe também repulsa à música de Beethoven, que adorava.

Alex é libertado, mas se tornou incapaz de reagir à brutalidade do seu ambiente. Isto faz dele uma vítima fácil não apenas das gangs, mas também da vingança de Frank Alexander, que jamais se conformou com os maus tratos sofridos por ele e a esposa. Trailer aqui.

2001: A Space Odyssey:

Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.Trailer aqui.

Dr. Strangelove:

 Um general meio louco, Jack D. Ripper, obcecado pelo medo de que os comunistas estejam a controlar as reservas de água potável americanas, lançará a sua esquadrilha de bombeiros atómicos contra a Rússia.
O Presidente dos Estados Unidos, os chefes do Estado Maior no Pentágono e mesmo o sinistro Dr. Estranho Amor, percebem que é tarde demais para cancelar o ataque, restando-lhes apenas esperar pelas terríveis consequências...
Esta controversa comédia negra apresenta Peter Sellers em três papéis diferentes e é interpretada também por George C. Scott, Sterling Hayden e Slim Pickens. Hilariante, satírico e mesmo aterrador, Dr. Estranho Amor é um manual de 'Como Deixar de se Preocupar e Amar a Bomba'.
Trailer aqui. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário